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Os benefícios do Yoga


Os benefícios do Yoga - Uddiyana Espaço de Yoga - Largo do Machado - RJ

Praticar yoga regularmente proporciona benefícios que são sentidos e vividos de dentro para fora, possibilitando muito mais saúde, equilíbrio e bem-estar. Aqui seguem alguns dos benefícios maravilhosos da prática.

 

AUMENTA A CONDIÇÃO GERAL DE SAÚDE

 

A prática de yoga regular ajuda a administrar o cansaço e a fadiga. Através do relaxamento, libera a tensão física e mental, atua na obtenção de um equilíbrio entre corpo, mente e as emoções, e na manutenção de uma boa saúde. As posturas fisicas (os ásanas) equilibram todas as funções do corpo (órgãos, nervos e glândulas) e aumentam a energia vital do praticante, deixando-lo com mais força, disponibilidade e confiança. O yoga também ajuda combater a insônia, controlar níveis de colesterol e pressão, e fortalecer os sistemas digestivo, respiratório e nervoso. Ou seja, o yoga eleva a imunidade geral!

 

PROPORCIONA UMA BOA CIRCULAÇÃO 

 

Com a combinação dos ásanas (posturas) e pranayamas (técnicas respiratórias) acontece um reforço na circulação sanguínea e maior absorção de oxigênio e outros elementos, favorecendo um melhor funcionamento do organismo.


CORAÇÃO SAUDÁVEL

 

Tendo uma boa circulação sanguínea, impede o entupimento das artérias, proporcionando um coração saudável.


PREVINE DORES

 

Yoga melhora a  postura, promove alongamento dos músculos, flexibilidade e força, ajudando na conscientização corporal e na prevenção de dores nas costas e articulações.

 

MELHORA A RESPIRAÇÃO

 

Nos pranayamas, onde se aprofunda e se controla o processo respiratório, aumenta a capacidade dos pulmões e cavidades abdominais, oxigena mais o cérebro, e alivia tensões. Os pranayamas trabalham também a expansão de energia vital (prana). A respiração então se torna uma ponte entre o corpo e a mente. Por isso as práticas respiratorias conscientes podem nutrir nosso espírito e curar até mesmo as piores feridas emocionais. Os pranayamas também servem como uma preparação para a meditação.

 

MELHORA O EQUILÍBRIO

 

Os ásanas melhoram o equilíbrio físico e mental, a concentração, o autocontrole e o autoconhecimento. Pranayamas ajudam a harmonizar ambos os lados do cérebro, também restaurando o equilíbrio. Quem prática yoga e meditação regularmente alcança um controle da mente que possibilita escapar a pensamentos obsessivos e negativos.

 

REDUZ O ESTRESSE

 

Yoga ajuda a aliviar o estresse através das suas técnicas de pranayama, relaxamento e meditação. Os praticantes de yoga e meditação parecem ter maior habilidade em cultivar emoções positivas e de controlar a instabilidade emocional, evitando pensamentos negativos que podem aumentar a ansiedade e a depressão. Alguns estudos indicam até mesmo um fortalecimento do sistema imunológico. Além do “domínio mental”, o controle da respiração é fundamental e parece ser obtido pela ativação do sistema nervoso parassimpático, o que produz sensação de relaxamento e de quietude profunda. Esta calmaria parece ser reforçada pela redução da produção do cortisol, hormônio ligado ao estresse. Os níveis de serotonina também parecem ser afetados durante a meditação, tendo efeito sedativo e calmante

 

PAZ MENTAL

 

O yoga aumenta a comunicação interna, favorecendo o autoconhecimento e o conhecimento das potencialidades e limites. Santosha, ou contentamento, é um objetivo do yoga. Em vez de buscar sentimentos felizes ou tentar evitar o sofrimento, o praticante aprende a aceitar e encontrar a paz com o que quer que seja, bom ou ruim. A prática leva-lo em direção a equanimidade e profunda aceitação do que é. O praticante descansa pacificamente no aqui e agora. O yoga ensina que a verdadeira essência do praticante, o Eu superior, permanece imutável, não importa o que aconteça a sua volta.

 

NA GRAVIDEZ

 

Fisicamente, mantém o corpo forte e flexível, capaz de enfrentar o peso extra e a hiperatividade dos hormônios. As posturas é a ferramenta ideal para combater a fadiga, dores nas costas, de cabeça e distúrbios digestivos que sempre vêm na gestação. A prática diária fortalece o sistema endócrino e nervoso, vitais para a saúde da gravidez e do parto. Os exercícios respiratórios são aliados poderosos na hora do parto, além de toda consciência e controle da musculatura envolvida neste momento.


https://yogaceic.blogspot.com/2013_10_01_archive.html

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